Dicas de consumo - Banana

Banana
banana

As bananas começaram a ser cultivas pelo homem no sudeste da Ásia. Os colonizadores portugueses começaram, nos séculos XV e XVI, a plantação sistemática de bananais nas ilhas atlânticas, no Brasil e na costa ocidental africana, porém, a fruta manteve-se por muito tempo desconhecida pela maior parte da população européia.

Conheça abaixo, as variedades comercializadas pelo Grupo Pão de Açúcar e suas características:

Banana Nanica: Também conhecida como Caturra, possui casca fina e amarelo-esverdeada (mesmo na fruta madura) e polpa bastante doce, macia e de aroma agradável.

Banana Prata: Fruto reto, de até 15cm de comprimento, casca amarelo-esverdeado de cinco facetas, polpa menos doce que a da banana-nanica, porém, mais consistente.

Banana Terra: É a maior espécie conhecida, cada fruta pode chegar a pesar 500g e ter comprimento de 30cm. É achatada em um dos lados, tem casca amarelo-escura e polpa bem consistente. Normalmente consumida assada, frita ou cozida.

Banana Maçã: Tamanho variado e pode atingir no máximo 15cm e pesar 169g. É ligeiramente curva , tem casca fina, amarela-clara, e polpa branca, bem aromática, de sabor muito apreciado. Fica gostosa amassada e misturada com aveia ou farinhas enriquecidas.

Banana Ouro: É a menor de todas as bananas, medindo no máximo 10cm. Tem forma cilíndrica, casca fina de cor amarelo-ouro, polpa doce, de sabor e cheiro agradáveis. Muito usada para fazer croquetes.

Banana Figo: Esta variedade também é conhecida como Banana-Marmelo, Jasmim ou Tanga. É um fruto grosso, curto e de pedúnculo pequeno. A casca é grossa e a polpa é doce e macia. Ótima para fazer compotas.

Curiosidade: A banana quando verde, é essencialmente constituída por água e amido, e por essa razão que possui sabor adstringente nessa fase. À medida que a fruta vai amadurecendo, o amido transforma-se em açúcares simples, como a glicose e a sacarose, que lhe dão sabor doce.

Fonte:

http://www.nestle.pt/bemestar/presentation/nutricao/Alimentos.aspx?id=238

http://www.bananasmagario.com.br/home.htm

Twitter Facebook Email