O Programa

Qualidade desde a Origem é um Programa exclusivo do Grupo Pão de Açúcar, desenvolvido com o compromisso de oferecer aos seus clientes produtos hortifrutigranjeiros com um alto padrão de qualidade, respeito às normas trabalhistas e iniciativas sustentáveis.

O Programa, único e pioneiro no mercado, é reconhecido pela ANVISA como modelo na Gestão da Qualidade da cadeia de abastecimento de Hortifruti do Varejo Brasileiro. Utiliza a rastreabilidade e o monitoramento de resíduos de agrotóxicos para ações de desenvolvimento dos seus fornecedores e com atenção à saúde dos consumidores.

O Programa está baseado em cinco pilares para guiar as atividades de desenvolvimento da cadeia produtiva: auditoria de fornecedores, análise de resíduos de agrotóxicos, análise microbiológica, inspeção de qualidade no recebimento e rastreamento.

 

 

 

Estas informações permitem avaliar o nível de conformidade de cada fornecedor, o que confere informações à área comercial, informações técnicas para a realização de compras mais assertivas, que minimizam os riscos de rejeição, o desperdício das mercadorias e o atendimento a requisitos de boas práticas agrícolas de produção.

Os seis Centros de Distribuição do Grupo Pão de Açúcar possuem agrônomos, biólogos, químicos, nutricionistas e veterinários capacitados para a avaliação do padrão de qualidade das mercadorias recebidas. E ainda, nos processos internos, a qualidade dos produtos é garantida até os destinos finais, seguindo processos certificados pela ISO 9001.

Para o Varejo, os benefícios são apenas uma amostra do alto potencial de diferenciação e competitividade que o Programa pode oferecer.

Para os Produtores, os ganhos aparecem com o aumento do volume de vendas e a redução de custos, devido a um controle minucioso dos processos, com identificação e eliminação de falhas que encarecem e atrasam o dia a dia no campo.

Para o Consumidor, além de produtos com qualidade e segurança, os benefícios de estar próximo ao produtor e conhecer a origem dos produtos que consome trazem mais credibilidade aos produtos oferecidos nas gôndolas dos supermercados. O cliente percebe e multiplica esse valor do GPA.

Todas as informações ficam disponíveis na internet e os clientes podem consultar a origem dos alimentos que consomem sempre que quiserem.

Quando estiver em uma de nossas lojas, experimente escanear nosso código 2D nas embalagens.

Para mais informações, clique aqui.

Saiba como funciona o processo de produção de Hortifrutis do Grupo Pão de Açúcar.

O Programa Qualidade desde a Origem é constituído por um conjunto de ações de monitoramento da qualidade criadas pelo Grupo Pão de Açúcar para desenvolver e qualificar sua cadeia produtiva de abastecimento. Rastreamos os produtos do campo à mesa do consumidor, orientando nossos produtores a aplicarem as boas práticas de produção agrícola.

O Programa é reconhecido pela ANVISA como modelo de Programa de Qualidade do varejo brasileiro. Este reconhecimento é muito valorizado por nós, do Grupo Pão de Açúcar, que temos a grande responsabilidade em transmitir aos nossos consumidores maior confiabilidade na compra de hortifrutigranjeiros em nossas lojas, com excelente padrão de qualidade.

Todo o processo se inicia na implantação e monitoramento de BPA (Boas Práticas Agrícolas), passando por um rígido controle do uso de agrotóxicos, de acordo com a legislação vigente, e finalizando no processamento final do produto e controle efetivo de suas condições físicas e visuais.

Nossa equipe técnica é distribuída em seis Centros de Distribuição no Brasil. São os responsáveis por inspecionar as características qualitativas dos produtos para receberem ou por rejeitarem os mesmos, respeitando as descrições técnicas específicas para cada produto. Assim, garantimos o controle de todas as etapas e minimizamos as taxas de risco e rejeições, melhorando a eficiência técnico-econômica de todos os participantes da cadeia.

As Centrais de Distribuição mantém processos certificados pela ISO 9001, que garantem a qualidade dos produtos até o destino final através de armazenagem refrigerada e expedição controlada.

Todos os quesitos verificados pela equipe de campo e técnicos no recebimento do produto geram um scorecard (nota) aos fornecedores, que confere informações mais seguras para que o departamento comercial realize compras mais assertivas.

Com 3 anos de Programa, o Grupo Pão de Açúcar teve 25% de melhoria na qualidade dos produtos recebidos nas Centrais de Distribuição. São aproximadamente 5000 toneladas a mais de produtos recebidos entre 2009 e 2011, o que significa menos desperdício para o produtor e menos rupturas em nossas lojas.

Além de oferecer uma alimentação saudável, o Programa desenvolve iniciativas sustentáveis que preservam o meio ambiente, melhoram as condições de trabalho dos produtores e contribuem com o desenvolvimento das comunidades locais, além de não permitir a utilização da mão-de-obra escrava ou infantil.

Para maior comodidade e pensando sempre em nossos consumidores, disponibilizamos a consulta sobre a origem dos produtos disponíveis em nossa loja pelo nosso site na internet.

Conheça o processo de produção de Carnes do Grupo Pão de Açúcar.

O Programa Produção de Carne de Qualidade de Carne Bovina Taeq – Rubia Gallega, em união com o Grupo Pão de Açúcar, consiste em parcerias com pecuaristas, cujo objetivo é oferecer ao consumidor um produto de qualidade processado com tecnologia e gestão que valorizem e estimulem a cadeia produtiva a incorporar a responsabilidade pela saúde do homem, dos animais e do meio ambiente.

A Carne de Novilho e Carne de Terneiro Rubia Gallega é uma exclusividade do GPA no varejo, fruto da combinação entre as raças Rubia Gallega (de origem espanhola) e Nelore (tradicional no Brasil). Foi desenvolvida exclusivamente pelo Grupo Pão de Açúcar e possui baixo teor de gordura e menos calorias que a carne convencional de um gado adulto.

A carne de terneiro tem 27% menos calorias que a carne convencional e 78% menos gordura total. Já a de Novilho, 31% menos calorias e 63% de gordura total. São carnes saudáveis, produzidas seguindo o padrão de qualidade do Grupo Pão de Açúcar, em parceria com o produtor rural.

Esta parceria se inicia na seleção das fazendas e frigoríficos produtores percorrendo todo o processo de produção da carne – inseminação, nascimento, bem-estar animal, vacinas, alimentação e produção dos cortes até as gôndolas.

No Brasil, a idade média de abate do gado comum é de 36 meses, o que significa que no sistema tradicional de produção de carne são necessários 36 meses para produzir 180 kg de carne. O Novilho Rubia Gallega do GPA produz os mesmos 180 kg de carne em 16 meses, isto é, é um gado proveniente de um sistema 2,5 vezes mais eficiente que a média Nacional. Analisando sob um aspecto ambiental, nossa produção impacta menos 2,5 vezes o meio-ambiente.

A carne de Terneiro Rubia Gallega, ainda mais precoce, está preparada para o consumo em 10 meses de produção. Cerca de cinco vezes mais eficiente que o gado comum.

As carnes são 100% rastreadas. São estas virtudes, valores e esta salubridade que queremos oferecer apara a alimentação do dia a dia dos nossos clientes.