Dicas de consumo - Morango

Morango
prod_morango

O pseudofruto além de suculento e saboroso, também possui aspectos nutricionais e funcionais muito importantes.

Um pouco de história

O morangueiro é uma planta da família das Rosáceas, ou seja, são da mesma família das rosas. É um vegetal rasteiro, de caule do tipo estolho, produzindo gemas que permitem com que novas plantas, com raízes e folhas, sejam formadas, assexuadamente.

O morango tornou-se uma cultura há relativamente pouco tempo, cerca de 250 anos atrás. As variedades que consumimos hoje são resultado de cruzamentos de espécies diferentes que ocorriam naturalmente na Europa (França e Rússia) e nas Américas (Chile e Estados Unidos).

Dados da Economia / Colheita

O cultivo do morango necessita de sol, pouca umidade e solo rico em matéria orgânica. Há cerca de duas décadas, o morango era uma fruta rara em nosso país, extremamente cara e de consumo pouco difundido. Com o passar do tempo, os agricultores brasileiros fizeram grandes progressos na aclimatação do seu cultivo.

No Brasil, sua produção é mais significativa nos meses de junho a dezembro. A maioria da produção nacional é proveniente dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal.

Características / Variedades

O morango é um pseudofruto e o que chamamos de morango é, na verdade o receptáculo floral desenvolvido, que se tornou carnoso, suculento e avermelhado. Os frutos, do tipo aquênio, são as estruturas amarronzadas que se encontram incrustadas nele.

Em função de sua textura, os morangos são divididos em dois grupos:

- Suculento: frutos com menor resistência à ação mecânica e maior suculência;

- Não suculento: frutos com maior resistência à ação mecânica e menor suculência.

No Brasil, as variedades mais comuns são: Oso Grande, Albion, Camarosa e Camino Real.

Benefícios Nutricionais

Além de suculento, saboroso, e bastante versátil, o morango também possui aspectos nutricionais e funcionais muito importantes. Excelente fonte de vitamina C, boa fonte de folato e potássio, poucas calorias e muitas fibras. Possui bioflavonóides anticancerígeno, como a antocianina (de coloração avermelhada) e o ácido elágico. Assim, é benéfico na prevenção e cura de infecções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestório.

Além disso, oferece resistência aos tecidos, ossos e dentes; sua ingestão pode reduzir o colesterol e também prevenir o escorbuto (oito morangos possuem mais vitamina C do que uma única laranja). A fruta se destaca pela mistura de minerais. O morango contribui com fósforo, magnésio e potássio. O trio de nutrientes é fundamental para o sistema nervoso e ainda ajuda a manter por muito tempo a saúde muscular.

Tem a vantagem adicional de ser pouco calórico: 100 gramas possuem aproximadamente 40 calorias.

Como comprar e conservar

A fruta apresenta um revestimento muito frágil na superfície, que protege contra o ataque de fungos. É, portanto, muito suscetível a ter essa parede danificada, por isso é vendida dentro de bandejinhas.

Compre morangos de bom aspecto: tamanho médio, vermelhos vivos e com talos bem verdes. Por ser bastante delicado e facilmente perecível, o morango deve ser mantido na geladeira, em temperatura de 0°C, com umidade relativa de 90% e tempo de conservação de 2 a 5 dias.

Por se tratar de uma planta rasteira, é importante não descuidar da higienização dos morangos, antes de serem ingeridos. Os morangos devem ser lavados rapidamente em água corrente, sem absorver água para não perderem o sabor. Não suportam o calor, por isso devem ser consumidos crus.

Não só em pratos doces o morango é bem vindo. O morango é perfeito em saladas de folhas. Também pode entrar na receita de risotos e em molhos para massas, misturado a ervas, cebola, alho e afins. Se optou por fazer um suco, tome-o imediatamente, para que as propriedades nutricionais não se percam facilmente.

Fonte:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/morango/alimentos-morango.php

http://www.brasilescola.com/frutas/morango.htm

http://www.bemparana.com.br/noticia/110654/estudo-revela-qualidades-nutricionais-de-morango

http://www.seag.es.gov.br/?p=1882

http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=3&infoid=115

http://hypescience.com

http://veja.abril.com.br/noticia/saude/morango-protege-estomago-de-danos-do-alcool-diz-estudo

Twitter Facebook Email