Dicas de consumo - Melão

Melão
prod_melao

De propriedade refrescante e hidratante, é ideal para as épocas de muito calor.

O melão (Cucumis melo L.) é a oitava fruta mais produzida no mundo e esta entre as dez frutas in natura mais exportadas. O cultivo dos melões está registrado desde 2500AC por pinturas egípcias, porém existe discordância entre os historiadores sobre a origem do melão na Pérsia (atual Iraque), Afeganistão ou Armênia.

Aproximadamente 98% do melão produzido no Brasil, pertence ao grupo “amarelo” (Inodorus) e os outros 2% pertencem aos melões das variedades Cantaloupensis e Reticulatus, que possuem alto valor comercial, porém tem o cultivo restrito devido à limitada resistência dos frutos ao transporte e à reduzida conservação pós-colheita.

É uma fruta de planta rasteira e herbácea, da família da abóbora e da melancia. Existem inúmeras variedades cultivadas em regiões semi-áridas de todo o mundo, com formato variável (redondo, oval ou alongado), com casca lisa, enrugada ou apresentando nervuras em forma de rede, e cor da casca variando do verde ao amarelo. Sua polpa também varia segundo o tipo, havendo melões amarelados, esverdeados e esbranquiçados.

O melão tem propriedades refrescantes e hidratantes, pois a fruta compõe-se de 90% de água, por isso mesmo, é ideal para as épocas de muito calor. Em forma de refrescos.

Fonte abundante de fibras, o melão possui grandes quantidades de beta-caroteno (pro-vitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é rico em cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Além disso, é fortificante, calmante e diurético.

O período de maior volume é de outubro a fevereiro.

Fonte:

http://www.todafruta.com.br

http://www.geocities.com/atine50/frutas/melao.htm

http://esaudavel.blogspot.com/2008/08/melo-fruta-de-vero.html

http://www.ceagesp.gov.br/hortiescolha/anexos/ficha_melao.pdf

Twitter Facebook Email