Dicas de consumo - Ameixa

Ameixa
prod_ameixa

Com alto valor nutritivo, a fruta é uma ótima opção para completar a ceia de Natal.

A ameixa surgiu na China (a espécie chamada de “japonesa”); Sul do Cáucaso (a ameixa européia), e os maiores produtores mundiais são: Califórnia (América do Norte), Argentina e Chile (América do Sul); Iugoslávia (Europa).

A ameixeira é uma planta de clima temperado que entra em dormência no inverno devido as baixas temperaturas. Necessita para o seu desenvolvimento vegetativo e produtivo, invernos frios, primaveras amenas e bem ensolaradas e verões quentes e secos a fim de favorecer a sanidade e coloração dos frutos (Grellmann e Simonetto, 1996).

Variedades:

Ameixa Rosada Nacional: De menor tamanho do que a importada.

Ameixa Rosada Importada: Coloração rosa alaranjado com uniformidade.

Ameixa Preta: Apresenta elevada atividade de água.

Propriedades Nutricionais

Todas as variedades de ameixas proporcionam elementos nutritivos para o ser humano. Seu valor calórico médio é de 45 calorias para cada 100g e em sua composição encontramos proteínas, cálcio, ferro, fósforo, além das vitaminas A, B1, B2 e C (cerca de 7g em cada 100).

Propriedades Medicinais

A ameixa é recomendada contra a prisão de ventre por seu alto poder laxativo. É rica em vitaminas do Complexo B, que evitam problemas de pele e reumatismo. Além disso, são essenciais ao crescimento e fortalecem o cabelo, evitando sua queda.

Ajuda a tratar de…

Afecções hepáticas (cálculos da vesícula biliar, hepatite, icterícia, fígado preguiçoso), digestão difícil, intestino preso e tosse.

Dicas para comprar

Observe se as ameixas estão passadas, isto é, maduras demais, pois tendem a ficar muito amolecida e apresentam a casca machucada. O ideal é que tenham casca brilhante, e estejam ligeiramente macias Quanto à cor, não se pode confiar muito, pois há, como já foi dito, uma grande variedade de tipos.

Dicas para guardar

As que não estiverem ainda muito maduras, devem ser guardadas por um ou dois dias, em local com temperatura ambiente.

Dicas para consumo

Pode ser usada ao natural, quando frescas, em saladas de frutas, em diversos pratos doces, principalmente, quando secas (caldas, bolos, compotas, mousses, geléias, pudins, etc.) e salgados (assados, com arroz e outros), vitaminas, sorvetes, licores, aguardente e enlatadas, em calda.

Utilização

O fruto pode ser consumido fresco, mas também em geléias, doces e sucos.

Fonte:

www.hortifruti.com.br

www.todafruta.com.br

www.acessa.com/projetos/Sabor/arquivo/dicas/2007/10/19-ameixanatal

Twitter Facebook Email